O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa. (v. 10)
Você já viu um jogo de ilusão de ótica, como por exemplo “Descubra os sete erros” ou “Onde está Wally”? São atividades ótimas para desenvolver o nosso senso de observação e aguçar nossa atenção. Nesse tipo de jogo, é difícil descobrir onde estão os erros das figuras, já que os traços e as cores iludem nossa observação. Essa é a razão pela qual os denominamos “ilusão de ótica”.
Em nossa vida, muitas são as situações que iludem a nossa ótica. Quando essa ilusão acontece no campo espiritual, as coisas complicam-se bastante, pois o bem e o mal se confundem, tirando a nossa clareza.
Sabendo como os seres humanos podem ser ludibriados por aparências, beleza, glória, poder e bens materiais, Jesus alertou os discípulos sobre tentações e desvios do caminho. De forma direta e clara, Jesus enfatiza o ponto fundamental que nos deve orientar para não ser confundidos: “O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa”.
Cristo veio para que tenhamos vida; assim tudo o que tira a dignidade de uma vida não é aceitável aos olhos do Senhor. Roubar e destruir a vida não faz parte da índole de alguém que foi salvo da morte e do poder do Diabo por meio do sangue de Cristo.
Essa mensagem dá-nos força e confiança para seguir avante em nosso caminhar diário, pois sabemos que Cristo está ao nosso lado, cuidando de nós. Afinal de contas, se Deus é por nós, quem será contra nós?