... dá-me sabedoria e conhecimento para que eu possa governá-lo. Se não for assim, como poderei governar este teu grande povo? (v. 10)
Se você pudesse pedir qualquer coisa a Deus, o que você pediria?
Deus fez exatamente essa pergunta ao jovem rei Salomão quando ele foi escolhido para ser o substituto do rei Davi. Naquele momento, o rei tinha oportunidade de pedir qualquer coisa ao Senhor.
Salomão aprendeu de seu pai, que fora um rei muito abençoado, que a vida em comunhão com Deus deve ocupar o primeiro lugar. Por isso a pergunta surge num momento especial, exatamente depois que Salomão havia prestado culto a Deus através do sacrifício de mil animais. Humildemente, ele pede sabedoria ao Senhor para governar, para ser justo, para fazer a vontade de Deus, pois queria ser um bom rei para o povo.
A resposta de Salomão é algo maravilhoso, porque é fruto de temor e confiança em Deus. O rei sabia que dependia, em primeiro lugar, da ajuda de Deus para poder governar bem. Deus atendeu seu pedido, recompensando-o também com riquezas, bens e honras que nenhum rei tivera antes nem terá depois.
Essa história nos faz pensar sobre o que realmente é mais importante na vida. No Salmo 111.10 está escrito: “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor”. Todo aquele que confia que de Deus provém tudo o que somos e temos pede a sabedoria de Deus em todas as decisões. Que o Senhor nos dê sabedoria, em primeiro lugar, para compreender o grande amor que ele tem por nós, a ponto de nos adotar como seus filhos por meio de Cristo Jesus.