E para os judeus brilhou a luz da felicidade, da alegria e da vitória. (v. 16)
O texto refere-se à perseguição vivida por um grupo de pessoas de origem judaica que residia na Pérsia durante o governo do rei Xerxes (489-465 a.C.). Nessa ocasião, uma jovem chamada Ester foi orientada por seu primo Mordecai a apresentar-se diante do rei, que buscava uma mulher para se casar. Ester encantou o rei com sua beleza e foi escolhida para ser sua esposa. Após conquistar a confiança e o apreço do rei, ela lhe revelou que era de origem judaica e conseguiu persuadi-lo a deixar seu povo em paz.
Apesar dos aspectos de vingança que aparecem no texto, vale ressaltar a coragem de Ester em colocar-se como protagonista da história de seu povo. Em virtude de sua fé e de seu compromisso com Deus, ela se empenhou em fazer tudo o que podia para ajudar sua gente a sobreviver àquela situação que lhe sobreveio. Esse exemplo ajuda-nos a perceber que Deus está sempre com seu povo em qualquer situação, por mais difícil que seja. Ele também concede as habilidades necessárias para superar e vencer as adversidades.
O Senhor também está conosco. Cada um de nós, por meio de Jesus Cristo, também é povo de Deus. Em Jesus, o amparo e o amor de Deus concretizam-se de maneira absoluta em nossa vida. Por mais difíceis que sejam os momentos que enfrentamos ou tenhamos que enfrentar, Deus nos sustentará. Diante das situações de opressão e violência que continuam a existir em nosso mundo, é preciso redescobrir a coragem de Ester, sua ousadia e sua confiança em Deus.