Deus dará o que for preciso... (v. 8)
Você já passou por uma prova de fogo? Com certeza, naquele momento, você ficou apreensivo e angustiado. Que decisão tomar? Abraão recebe uma prova duríssima: sacrificar o seu próprio filho Isaque, que ele tanto ama. A situação fica ainda mais dramática quando lembramos que o sacrifício de crianças era proibido por Deus. Imagine o peso sobre o coração de Abraão. Tudo fica quase insuportável quando seu filho querido pergunta: “Onde está o carneirinho para o sacrifício?” (v. 7). A resposta de Abraão é: “Deus dará o que for preciso”.
Hebreus 11 nos ajuda a entender o que se passou pela cabeça desse pai angustiado: ele acreditava que Deus poderia ressuscitar o seu filho (v. 19). Abraão foi fiel e fez o que Deus pediu, mas na hora “h” não precisou sacrificar o seu filho.
Todo drama pelo qual Abraão passou, mas com um desfecho diferente, temos no sacrifício de Jesus por nós. Abraão não precisou sacrificar o seu filho, mas Deus sim, para a nossa salvação. Num certo sentido, o nosso texto de hoje é uma espécie de profecia sobre a morte de Jesus.
Sabemos pela Bíblia que Deus pode permitir que passemos por provações e dificuldades para nos aproximar mais dele ou mesmo para nos amadurecer espiritualmente. Paulo assegura em 1 Coríntios 10.13 que Deus nos socorre nas nossas provações e tentações para lidarmos com elas da melhor maneira possível.
Abraão passou na prova. Deus o socorreu na angústia e lhe deu o que foi preciso. Nas suas provas, confie que o Senhor está do seu lado e quer o seu bem.