Por estarem unidos com Cristo, vocês são fortes, o amor dele os anima, e vocês participam do Espírito de Deus. (v. 1)
O cooperativismo vem crescendo em nosso Brasil. As cooperativas trabalham em benefício de seus associados. Seus slogans mostram que: “Juntos, somos fortes”; “Gente que coopera cresce”; “A união faz a força”.
Uma canção, cantada por crianças, diz: “Quão bom e quão maravilhoso é que os irmãos vivam em união”. É bonito ver o povo de Deus unido dentro e fora da igreja. É bonito quando todos visam ao bem comum.
Infelizmente isso nem sempre acontece. O espírito competitivo, tão presente em todas as esferas da vida, também se faz presente dentro das comunidades cristãs. E por quê? Devido à nossa natureza pecaminosa, buscamos nossos próprios interesses. Essa atitude prejudica a missão da igreja que é anunciar Cristo como o Salvador de todas as pessoas.
O interesse pessoal também estava presente na igreja de Filipos. Por isso o apóstolo Paulo os motiva a não se deixarem dominar por tal forma de proceder, mas a serem dominados pela graça de Deus, dando a todos um exemplo de humildade e união.
Cristo a si mesmo se esvaziou, tornando-se em semelhança de servo para servir-nos.
Juntos, somos fortes. Não por algum mérito nosso, mas por estarmos unidos com Cristo Jesus por meio da ação do Espírito Santo em nossa vida.
O amor de Cristo nos incentiva a não buscar os nossos próprios interesses, mas a colocar o Reino de Deus em primeiro lugar. Juntos, nós queremos trabalhar e nos animar para buscar o interesse coletivo dos cristãos.