Quando acabou de dar essa ordem aos filhos, Jacó deitou-se de novo na cama e morreu, indo reunir-se assim com o seu povo no mundo dos mortos. (v. 33)
Estamos preparados para a nossa morte? O versículo 29 diz que Jacó sentiu a proximidade da morte. Antes, ele já havia abençoado cada um de seus filhos (Gênesis 49). Agora, ele ainda tinha tempo hábil para colocar algo importante em ordem. Jacó ordenou aos seus filhos que não fosse sepultado no Egito, mas junto da família em Canaã. Depois disso “deitou-se de novo na cama e morreu”.
A morte é o último inimigo a ser vencido (1 Coríntios 15.26). Assim, até que Jesus volte, teremos que passar por ela. Não sabemos quando e como será a nossa morte. Teremos tempo de pôr as coisas em ordem, assim como Jacó fez? Não sabemos. Por isso é importante deixar as coisas do modo mais acertado possível, enquanto temos tempo e oportunidade para isso.
Lutero, em seu “Sermão sobre a Preparação para a Morte”, diz que seria importante deixar algumas coisas em ordem. Primeiro, deixar acertados nossos bens, talvez em um testamento, para que não virem motivo de briga e discórdia na família. Quantas histórias conhecemos de brigas por herança! Segundo, perdoar as pessoas e pedir perdão aos que eventualmente ofendemos. E, acima de tudo, voltar-se completamente para Deus, para o perdão e a salvação oferecidos em Jesus Cristo, e para aquilo que ele tem reservado para nós na eternidade.
Preparar-se para a morte não é pessimismo. É sabedoria. E profundo desejo de viver bem com Deus e com as pessoas todos os dias. Pense nisso!