Jesus teve pena dos cegos e tocou nos olhos deles. No mesmo instante eles puderam ver e então seguiram Jesus. (v. 34)
Como é bom ser visto e receber atenção e ajuda! Essa “mãozinha” é bem-vinda, especialmente em casos de necessidade, nos quais a situação é resolvida e permite tomar novos rumos. Dois cegos viram isso acontecer em suas vidas.
Sentados à beira do caminho, ouviram alguém dizer que Jesus estava passando e, mesmo sem a ajuda da multidão que estava por ali, chamaram-no. Queriam enxergar. Confiaram que Jesus poderia dar-lhes uma “mão”.
Jesus mostrou que veio ajudar todas as pessoas. Também cada pessoa em particular. Parou e deu atenção especial aos dois cegos, que foram curados e o seguiram. A mão de Deus tocou suas vidas.
Quantas vezes estamos cercados de gente e ainda assim parece que estamos sós. Precisamos ser vistos, receber atenção e uma “mão”, seja por necessidades do corpo ou da alma. Nas questões do corpo, contamos com a ajuda de Deus por meio dos recursos naturais e das pessoas. Mas no que se refere à alma, por causa da enfermidade do pecado, só Deus pode nos ajudar. Ele o faz, convencendo-nos que somos pecadores e que necessitamos da cura que somente Jesus pode dar.
Tocados por Deus através da Palavra e do Batismo, temos o perdão, podemos ver com os olhos da fé e seguir Jesus rumo ao céu.
Mesmo nas situações mais difíceis, não estamos sozinhos. Deus nos ajuda e nos convida a sermos suas mãos na vida dos outros. Éramos cegos espiritualmente, e Jesus parou, viu-nos e salvou-nos. É a mão de Deus em nossa vida.