Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é
novo. (v. 17)
Uma criança trouxe seu dentinho de leite que acabara de cair para sua mãe. Estava aflita por não ter mais seu dente. A mãe sabiamente a consolou: “Filha, agora virá um dente lindo, todo novo e irá preencher esse lugarzinho que o dente velho deixou; você nem vai lembrar de como era, só vai enxergar o novo”.
Às vezes, teimamos em nos apegar ao que traz prejuízospara a nossa fé: o pecado. Insistimos numa vida afastada de Deus e machucamos as pessoas com palavras e ações.
Paulo busca conscientizar os coríntios de que deixem as coisas velhas de lado e só fiquem com que é novo: a nova vida com Cristo. O perdão dos pecados por meio da morte e ressurreição de Cristo acaba com tudo o que é velho e nos faz uma nova pessoa. Redimidos por Cristo e unidos com ele, podemos olhar para frente e buscar as coisas lá do alto para colocá-las em prática aqui e agora. Como uma nova pessoa, vivamos a fé, a esperança e o amor diariamente. Levemos Cristo para aqueles que ainda estão presos às coisas velhas e tenhamos uma existência na perspectiva das coisas novas que virão: a ressurreição e a vida eterna.
Assim como a orientação da mãe para a criança, olhemos para o que está por vir, para o que Cristo tem preparado para as pessoas que o amam (1 Coríntios 2.9). Coloquemos a nossa vida nas mãos de Cristo e sejamos mensageiros desta boa-nova que nos foi presenteada: em Cristo somos uma nova pessoa.