Os pastores do meu rebanho... procuram os seus próprios interesses. (v. 11)
O profeta Isaías dirige uma dura palavra aos líderes de Israel, chamando- os de cegos, mudos, dorminhocos, preguiçosos, gulosos, sem entendimento, sempre prontos a cair na bebedeira e continuar com sua vida de pecados. As autoridades daquela época esqueceram seu dever e lideravam o povo seguindo seus próprios caminhos e procurando atender seus próprios interesses. Faziam tudo para seu prazer e ganho pessoal.
Retrato fiel da liderança atual. Muitos líderes políticos e religiosos de hoje buscam seu próprio prazer, seu ganho pessoal, seus interesses.
E não é assim comigo e com você também? Quantas vezes agimos para o nosso interesse, deixando de lado aquilo que Deus quer? Quantas vezes não vemos o caminho de Deus, ficamos mudos diante da falta de justiça, dormimos e espreguiçamo- nos deixando para amanhã a ação necessária? Junto com os líderes israelitas da época de Isaías e das nações de hoje, também não entendemos nada, achando que está tudo bem se atendemos nossos interesses, nosso prazer e ganho pessoal. Esquecemos que o caminho sem Deus é um caminho que leva para longe de sua graça e seu amor.
Mas o pastor do rebanho entende bem nossa situação e segue o interesse e a vontade de nosso Pai de amor. O bom pastor Jesus entrega sua vida por cada ovelha pecadora e sem entendimento. Ele é o líder que nos guia no caminho de Deus e da vida eterna e que nos capacita a liderar e a seguir segundo o seu caminho.