CIL - Comissão Luterana de Literatura
Meditações
COMO LUTERO PREGOU?
O Saltério foi um dos livros bíblicos prediletos de Lutero. Considerava-o “uma pequena Bíblia porque prefigura o Reino de Deus e faz promessa clara acerca da morte e ressurreição de Cristo. Dentro dela, tudo o que consta na Bíblia inteira foi composto da maneira mais bela e resumida, como num delgado livro de cabeceira. Com efeito, tenho a impressão que o próprio Espírito Santo quis dar-se o trabalho de compilar a Bíblia e o livro de exemplos mais curto de toda a cristandade ou de todos os santos, de sorte que quem não pudesse ler toda a Bíblia ainda assim tivesse, em um pequeno livrinho, quase um resumo completo” (Lutero). O reformador conclui a sua opinião a respeito deste livro: “Em resumo: se queres ver as santas igrejas cristãs pintadas em cores e formas vivas e representadas num pequeno quadro, então olha para o Livro dos Salmos. Nele, tu tens um espelho fino, claro e puro que te mostrará o que é a cristandade. Sim, dentro dele também tu irás encontrar a ti mesmo e o verdadeiro gnothi seauton [conhece a ti mesmo], além do próprio Deus e todas as criaturas”.
Estão publicadas neste espaço, amostras de pregações de Lutero sobre os Salmos. Trata-se de extratos de pregações, publicadas anteriormente no Castelo Forte/1983, lançado por ocasião dos 500 anos do nascimento do reformador.
CRISTO DÁ SABOR À LEI
“Estavam ali seis talhas de pedra que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas. Jesus lhes disse: Enchei d’água as talhas. E eles as encheram totalmente. Então lhes determinou: Tirai, agora, e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram”. (vv. 6-8)
João 2.1-11
GANHAR O CÉU OU O INFERNO NOS PRÓPRIOS FILHOS
“E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe. Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe dependurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fora afogado na profundeza do mar”. (vv. 5s.)
Mateus 18.1-9